O Herdeiro do Diabo (2014) - "Diabo de Filme Ruim"

Começamos o ano com o pé esquerdo com duas bombas que foram lançadas no cinema nesse começo de ano, o já comentado Frankenstein - Entre Anjos e Demônios, e o novo found footage O Herdeiro do Diabo, que tá sendo muito divulgado pela Fox, com comerciais na TV e campanhas de marketing. Já deixei claro aqui muitas vezes que eu não sou um grande fã desse estilo de filme em primeira pessoa, cada vez mais esse estilo é usado de forma mais errada pelos filmes que andam saindo. O quê mais me chamou atenção em O Herdeiro do Diabo foi o enredo sobre a chegada do Anticristo na terra, algo que lembra o clássico A Profecia e O Bebê de Rosemary. Não tinha como um enredo desses ser ruim, tendo em mão o potencial da história que por si só já é boa, mas por incrível que pareça o filme não soube aproveitar nada, nem o enredo, nem o estilo de filmagem em primeira pessoa a seu favor. O ano mal começou e já temos um candidato ao pior filme do ano, posto que acho que não vai perder mais.

O Herdeiro do Diabo é tudo o quê eu e você já vimos de forma melhor em outros filmes, a criatividade aqui é zerada, o roteiro é preguiçoso, mal escrito, mal desenvolvido, e para piorar a produção também é muito ruim, mal gravada, mal editada, mal dirigida. Posso dizer com toda a certeza que é o pior found footage que eu já vi, mesmo tendo visto vários filmes ruins nesse estilo. A falta de criatividade é tanta que O Herdeiro do Diabo plagiou um filme que por si só já era um plágio, Delivery que tem a mesma história e que também é um found footage...


O filme começa numa sala de interrogatório onde Zach (Zach Gilford) é questionado pela policia sobre um evento que aconteceu na casa dele, não é dada informações sobre o caso, apenas pistas de que alguém morreu, ao julgar pelo sangue nas mãos dele. Corta para a cena em que Zach e a esposa Sam (Allison Miller),estão em lua de mel em outro pais. Na ultima noite no pais eles são levados por um taxista a uma festa em um lugar estranho, cheio de gente esquisita, depois de muita bebedeira, a câmera capta algumas cenas estranhas que parecem ser um culto satânico, mas nenhum dos dois se dá conta do ocorrido e no outro dia acordam na cama do hotel, sem ter ideia do que aconteceu. O primeiro furo de roteiro é detectado ai: Por quê o casal não olham as filmagens da noite anterior? Ignorando esse fato, eles voltam para os Estados Unidos, alguns dias se passam e Sam descobre que está grávida. O filme segue mostrando a gravidez e os eventos sobrenaturais em volta do casal. 


Eu disse que esse filme é o pior filme de found footage que eu já vi, e o motivo é exatamente não saber e não ter motivo para usar tal estilo de filmagem, tudo parece muito forçado. O personagem principal grava tudo, 24h por dia sem motivo, grava até uma ida ao supermercado, quando o filme precisa mostrar algo de outro ponto de vista coloca outro personagem gravando com outra câmera, até uma criança de uns 8 anos grava sem motivos nesse filme. Em uma das cenas uma garotinha vai procurar o irmão e vai gravando com a visão noturna da câmera, em outras um bando de jovens estranhos aparecem em cena gravando a floresta, onde aparece a personagem principal nos estágios finais de gravidez, mas o pior mesmo acontece na parte final, onde de repente os membros de uma seita invadem a casa onde o casal mora e instalam várias câmeras em vários comodos da casa como se fosse um Big Brother (Mais que um furo no roteiro).

Eu não costumo ser chato com a parte técnica dos filmes que eu vejo, mas nesse aqui muita coisa me incomodou, enquadramentos, cortes de cena, iluminação, tinha hora que era tão escuro que não dava para ver o que acontecia e outras que a câmera tremia tanto que deixava a cena confusa.


Diferente de Atividade Paranormal, não há construção nenhuma de clima em O Herdeiro do Diabo, é entediante ver filmagens de coisas banais como uma ida ao supermercado ou uma festa de família. O terror só entra em cena lá para o final, sem impacto nenhum e quando isso acontece o filme acaba tão fraco quanto começa.

O Herdeiro do Diabo é, sem dúvida, um dos piores filmes de 2014 e o pior filme no estilo falso documentário que eu já vi. Quem achava que seria um A Profecia ou O Bebê de Rosemary da nova geração, se enganou, só um filme ruim feito para ser esquecido. De qual filme a gente tava falando mesmo?!

0 comentários:

Postar um comentário