Discípulos do Corvo (1983) - A Primeira Adaptação de As Crianças do Milharal


Antes de Colheita Maldita ser lançado em 1984, adaptando o curto conto de Stephen King chamado "As Crianças do Milharal", outro filme havia adaptado o conto 1 ano antes em 1983. Trata-se de um pequeno filme chamado O Túnel do Horror (Stephen King's Night Shift Collection). Feito com baixíssimo orçamento e com equipe iniciante, o filme tinha como proposta adaptar os curtos contos do livro de Stephen King chamado "Stephen King's Night Shift Collection", onde havia o curto conto de "The Children of the Corn". Vou ser sincero, eu nunca tive a chance de ver O Túnel do Terror, por isso vou focar somente no curta de 30 minutos que adapta a história de As Crianças do Milharal. 







Nem todo mundo gosta, eu sou um grande fã da franquia Colheita Maldita, vi todos os 9 filmes, li o conto e tive que conferir essa adaptação. Bom, Discípulos do Corvo é mais ou menos como Within The Woods comparado ao The Evil Dead original, seria como um esboço do que viria pela frente. A produção é modesta - pra não dizer pobre pra caralho -, mesmo comparado aos outros filmes de baixo orçamento da franquia. Dá pra notar a falta de recursos em muitas das cenas, mas isso é só um detalhe. A duração é acertada, são apenas 30 minutos, tempo certo pra adaptar o curto conto original.

Mesmo com a curta duração, o curta apresenta ideias interessantes, a principal delas é que a molecada mata pra fazer rituais de magia negra. Nada fica comprovado, mas durante as cenas há várias pistas. A tal entidade chamada "Aquele que Anda por Trás da Plantação" não é mencionado, nem se faz presente no enredo. 





Situado em Jonas, Oklahoma (Bem diferente do filme que se passa em Gatlin, Nebraska), o curta começa em 1971, quando um pequeno grupo de crianças, aparentemente liderados por Billy (Steven Young), um moleque com um lado obscuro, que começou a adorar um Deus mal, e agora vê os corvos como sendo algo sagrado, usa espigas de milho em volta de seus pescoços e atirá insetos e rãs em panelas fervendo. Eles finalmente decidem matar seus pais e todo o resto dos adultos da cidade. 

Doze anos depois, o casal Vicky (Eleese Lester) e Burt (Gabriel Folse) estão passando pela área quando se deparam acidentalmente com um menino que aparece de repente na estrada, saindo de dentro do milharal. Depois de inspecionar o corpo e encontrar uma faca de sabugo de milho enfiado nele, e descobrem que não foi o acidente que o matou. Como é de se esperar o casal decide pedir ajuda na cidade mais próxima, e eventualmente chegam em Jonas, que parece uma cidade fantasma desabitada. Vicky insiste para eles irem embora dali (Moça esperta!), mas Burt insiste que ficar por ali (Bicho burro!), não tarda para que a molecada apareça - mais uma vez liderado pelo agora adulto Billy (interpretado pelo diretor Woodward) - ,saindo dos milharais brandindo machados e foices. 

Como eu comentei acima: A produção é pobre e as atuações são quase amadoras, mas levando em conta que foi feito por uma equipe iniciante e com um orçamento tão baixo, o resultado não chega a ser ruim. O visual é bacana, e o filme ganha pontos por não explicar nada. Muita coisa fica sugerida, e sendo assim, mais assustadora. Afinal, qual o verdadeiro motivo da molecada matar os adultos? Fanatismo e fé cega? Tinha alguma coisa sobrenatural envolvida ali? Outro ponto a favor é o desfecho que foge do que foi mostrado no filme de 84. Quem curte a franquia, merece uma conferida. 

Fico devendo umas resenhas dos outros filmes da franquia!

0 comentários:

Postar um comentário